Culinária tradicional é destaque em evento da COP30, em Belém

2 Leitura mínima

A cozinheira e professora de gastronomia Danielle Theodoro, representante dos povos ciganos, leva sua cultura e culinária ao Pavilhão Comida, Tradição e Cultura durante a COP30, em Belém. O evento ocorre até 20 de novembro, com demonstrações gastronômicas diárias, onde são valorizados alimentos tradicionais e histórias que atravessam gerações.

As atividades, realizadas no espaço gastronômico da AgriZone da Embrapa, incluem cozinheiros e mestres da culinária tradicional de diferentes regiões do Brasil. As apresentações consistem em receitas ancestrais, acompanhadas de explicações sobre seus significados e degustações gratuitas.

O Cooking Show “Receitas Ancestrais: Saberes e Fazeres de Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil” é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

Oficinas de receitas ancestrais

Durante o evento, são apresentadas preparações como arroz aromatizado com açafrão, farofas com frutos do cerrado e receitas que incorporam ingredientes regionais. Os participantes têm a oportunidade de aprender sobre o valor cultural, nutricional e territorial de cada alimento.

Fabiano Oswald, coordenador de Apoio à Agroindústria e Estruturação Familiar do MDA, destacou a entrega do Selo da Secretaria de Agricultura Familiar (Senaf), que identifica produtos da agricultura familiar e de comunidades tradicionais. “É uma forma de dar visibilidade a quem produz”, afirmou.

Conexão entre tradição e ciência

Os cafés robustas amazônicos, desenvolvidos pela Embrapa, também fazem parte das atrações do Cooking Show. As oficinas abordam temas como soberania alimentar e políticas públicas que fortalecem a sociobiodiversidade. A geógrafa Joana D’arc Souza Bezerra, da Embrapa Algodão (PB), ressaltou a importância de valorizar a diversidade cultural do Brasil.

A programação inclui dez oficinas entre 11 e 20 de novembro, com preparo de trinta receitas e mediação de equipes técnicas do MDA.

Serviço

Com informações de: embrapa.br.

Publicado com auxílio de inteligência artificial e revisão da Redação Canal Rural.


Fonte: Canal Rural

Share this Article
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *