Uma comitiva de ministros do governo federal vai ao Rio de Janeiro, na tarde desta quarta-feira, para uma reunião com o governador Cláudio Castro. 

Eles vão fazer um balanço da situação, após a megaoperação contra o Comando Vermelho, e também avaliar novas medidas de apoio.
Vão participar os ministros Ricardo Lewandowski, da Justiça e Segurança Pública; Macaé Evaristo, dos Direitos Humanos; e Anielle Franco, da Igualdade Racial; além do diretor geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.
A viagem foi determinada pelo presidente Lula durante reunião com ministros sobre a crise no Rio, na manhã desta quarta-feira, no Palácio da Alvorada, em Brasília.
Segundo o ministro Ricardo Lewandowski, Lula ficou estarrecido com o número de mortos na operação.
O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, disse que a PF no Rio foi informada sobre a megaoperação, mas a participação foi descartada pela superintendência local.
O ministro Ricardo Lewandowski explicou que esse tipo de operação é comunicado e acordado com o primeiro escalão.
O diretor geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, informou que houve um contato no nível operacional de que haveria uma grande operação. Ele explicou que não era o modo da PF atuar.
O governo do Rio de Janeiro pediu a transferência imediata de 10 presos que lideram organizações criminosas para penitenciárias federais.
O pedido foi confirmado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A medida agora depende de autorização judicial e será atendida, segundo a secretaria, assim que os trâmites legais forem concluídos.
Fonte: Radioagência Nacional – EBC
