Uma operação humanitária vai garantir mais dignidade aos brasileiros repatriados em situação de risco. É o programa Aqui é Brasil, lançado nesta quarta-feira (6), em Brasília, pelo governo federal.

Coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a iniciativa prevê acolhimento estruturado, proteção e reintegração dos repatriados. Segundo a ministra da pasta, Macaé Evaristo, a prioridade é receber essas pessoas no país, garantir o reencontro com as famílias e, depois, trabalhar a reinserção.
“Nós estamos em negociação com o Conselho Nacional de Educação, com o Ministério da Educação, e em breve vamos ter uma resolução que orienta os sistemas de ensino sobre o acolhimento das crianças, filhos desses repatriados e também da população imigrante, que também é uma questão hoje no nosso país, e trabalho, emprego, enfim, tudo que for necessário para garantir a plena inclusão dessas pessoas.”
De acordo com o governo, a medida se faz necessária diante dos crescentes desafios enfrentados por brasileiros no exterior, como a guerra no Oriente Médio e o maior rigor a imigrantes ilegais nos Estados Unidos.
A ação oferecerá atendimento psicossocial, assistência em saúde, abrigo, alimentação, transporte e regularização de documentos, desde o desembarque até a reintegração.
Fonte: Radioagência Nacional – EBC
