Próxima semana será marcada por chuvas intensas acima de 100 mm; saiba onde a água vai chegar

2 Leitura mínima

A previsão do tempo indica que as chuvas vão se intensificar nos principais polos produtores de soja. A Zona de Convergência do Atlântico Sul ajuda a manter boa umidade no Matopíba, grande parte do Sudeste e no centro-norte do Centro-Oeste.

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

Apesar disso, áreas do interior de São Paulo, Mato Grosso do Sul e, especialmente, do Rio Grande do Sul ainda precisam de mais chuva. Para os próximos cinco dias, o início da semana será mais chuvoso nessas regiões, com acumulados que podem chegar a 50 mm.

Entre terça e quarta-feira, a formação de um novo ciclone extratropical próximo ao Sul deve provocar temporais, aumentando os volumes de chuva. No Rio Grande do Sul, os acumulados podem variar entre 40 e 60 mm.

11 a 15 de dezembro

Entre 11 e 15 de dezembro, as chuvas se concentrarão no centro-sul do país, principalmente Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, com possibilidade de ultrapassar 100 mm em cinco dias. No final do mês, a precipitação se mantém no Sudeste, e próximo ao Natal e Ano Novo deve avançar sobre o Matopíba e centro-norte de Minas Gerais.

Depois de um período de chuvas mal distribuídas, a tendência é que os próximos 20 dias de dezembro apresentem melhor regularidade, beneficiando a produção de soja em todo o país.


Fonte: Canal Rural

Share this Article
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *