O coração da indústria de base florestal no Brasil bate mais forte a partir desta segunda-feira (18), em Três Lagoas (MS). Começou o 7º Congresso Florestal MS, no espaço SESI, reunindo lideranças do setor para debater inovação, sustentabilidade e o futuro do chamado “Vale da Celulose”.
Paralelamente, de 19 a 21 de agosto, a cidade recebe o Show Florestal 2025, a maior feira da cadeia do eucalipto no País, na Arena Mix. Serão três dias de exposição de tecnologias, soluções em manejo, colheita, logística e um espaço para negócios milionários.
Sustentabilidade e expansão
Na abertura, o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Beretta, destacou o avanço do setor em MS. O estado já ultrapassa 2 milhões de hectares de eucalipto plantados, com crescimento de mais de 500% em dez anos, sem desmatamento de áreas nativas. Além disso, exibe hoje uma das menores taxas de desemprego do Brasil, apenas 2,8%.
O painel de abertura, “O Vale da Celulose no Brasil”, reuniu executivos das maiores companhias do setor: Suzano, Eldorado Brasil, Arauco e Bracell. Entre os temas em destaque estão os megaempreendimentos florestais, mercado de carbono e os desafios da produção sustentável.
Ainda hoje, o congresso traz a palestra magna de Rodrigo Iafelice dos Santos, sobre o Brasil como líder global em biomateriais e a era da “floresta inteligente”.
Feira do eucalipto
A partir desta terça (19), a programação do Show Florestal abre ao público, das 12h às 19h. Empresas como Suzano e Arauco terão estandes com tecnologia de ponta, enquanto o Encontro de Inovações e Tecnologias Florestais (Evolution) vai apresentar soluções inéditas em colheita e logística.
