Usada pelo ‘Fantasma da Fronteira’, aeronave é liberada pela Justiça Federal em MS

3 Leitura mínima

A 5ª Vara Federal de Campo Grande determinou a devolução de um avião Beechcraft 200 que foi apreendido em 2023 com Caio Bernasconi Braga, o “Fantasma da Fronteira”, réu por tráfico internacional de drogas. A aeronave pertenceria de fato a uma empresa de São Paulo.

Em maio de 2023, a PF (Polícia Federal) prendeu Fantasma da Fronteira na zona rural de Amambai, cidade no sul de Mato Grosso do Sul, a 338 km de Campo Grande. Uma das aeronaves apreendidas na ação pertenceria a uma empresária de São Paulo.

Dona de duas empresas no estado vizinho, a mulher recorreu para obter a liberação do avião, que até então estava sequestrado e em posse do Estado de Mato Grosso do Sul, que tinha autorização de uso provisório.

Na decisão, a juíza federal substituta Franscielle Martins Gomes Medeiros observou que o inquérito policial a que Caio responde teve como movimentação relevante o indiciamento dele por falsificação de documento, mas a responsabilização por eventual ocultação de propriedade da aeronave ainda depende do avanço da investigação.

“Logo, tal como posta a situação, não parecem subsistir quaisquer indícios da materialidade de fatos criminosos imputáveis à requerente [empresária dona do avião] e/ou seus representantes legais, tampouco da proveniência ilícita do bem sub judice”, pontuou a magistrada.

Assim, foi determinado o levantamento do sequestro do avião, revogada a autorização de uso provisório pelo Estado de Mato Grosso do Sul, cabendo ao governo devolver o bem o mais breve possível, assim que for formalmente intimado.

Fantasma da Fronteira foi preso em ação da Polícia Federal

Em 2 de maio de 2023, a PF mobilizou equipes para tentar prender Fantasma da Fronteira após receber a denúncia de que ele pousaria em Amambai em uma fazenda. Durante a abordagem, Caio tentou fugir, quebrou o telefone celular, mas acabou preso. 

Ele portava documentos falsos em nome de outra pessoa. Caio teria vindo de Campinas (SP) em outro avião de menor porte e fez escala em Amambai.

Neste avião liberado pela Justiça Federal, ele embarcaria para Zanja Pytá, no Paraguai. Os pilotos das aeronaves foram ouvidos e liberados.

Fantasma da Fronteira tinha mandado de prisão em aberto emitido pela 4ª Vara Federal do Recife, no âmbito da Operação Além-Mar, da PF. Na época, revelou-se um esquema de tráfico internacional de cocaína liderado por Sergio Arruda Quintiliano Neto, o Minotauro. O traficante foi preso em 2019.

Em junho de 2023, Caio recebeu a visita da advogada Deolane Bezerra, famosa por ser influenciadora digital, na Penitenciária Federal de Campo Grande. Ela não quis comentar a visita ao cliente.

Esse processo ao qual Fantasma da Fronteira responde corre sob sigilo na Justiça Federal. Não há informações sobre a atual defesa dele.

Share this Article
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *